quarta-feira, 9 de junho de 2010

Tampografia e Hot-Stamp

A tampografia é um sistema indireto de impressão. A imagem é transferida da matriz para o suporte através de uma peça de silicone denominado tampão. O tampão pode ter diferentes formatos que aliado à sua flexibilidade, permite a impressão em superfícies irregulares, tais como: côncavas, convexas e em degraus (não planas).

Atualmente utiliza-se em concorrência com a serigrafia no campo da estamparia de objetos tridimensionais.
Aplicações típicas incluem brinquedos, relógios, eletrodomésticos, vidrarias, brindes, pratos, teclas de computador, painéis de aparelhos eletrônicos, canetas, e outros.


Hot-Stamp (estampa quente)

É um sistema semelhante à tipografia (matriz de impressão é dura e plana, normalmente de metal, na qual grafismo a ser impressa está em alto-relevo), porém a matriz não recebe tinta, sendo apenas aquecida e pressionada sobre uma tira de material sintético revestida de uma finíssima camada metálica.
Quando a camada metálica é pressionada, desprende-se da fita e adere à superfície do material a ser impresso.

O sistema é utilizado para imprimir pequenos detalhes, produzindo efeitos metalizados.
O processo de Hot Stamping é muito utilizado em trabalhos monográficos, trabalhos escolares, e arquivos. A impressão pode ser feita em livros de capa dura, ou mesmo em outro tipo de material, como papelão, calçados, ou artigos de couro.



Bianca Binotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário